10 dicas para aquecer a casa no inverno

Com a chegada do inverno desde o dia 21 de junho, a busca por truques para aquecer a casa no inverno tem só aumentado.

Pensando nisso, nós criamos uma lista com 10 estratégias que podem ajudar no aquecimento do seu lar, eliminando esse desconforto pelo menos dentro de casa. Confira a seguir! 

Conheça as 10 estratégias para aquecer a casa no inverno

Para que sua casa esteja com um ar de conforto e em aquecida no inverno, iremos te ensinar como usar tais itens a seu favor

  • Sol
  • Torneiras elétricas; 
  • Aquecedores;
  • Ar condicionado; 
  • Velas;
  • Secador de cabelo;
  • Ferro de passar roupa;
  • Lareiras;
  • Pisos aquecidos.
  • Cores
  • Decoração

Aproveite o sol

Pouca gente se lembra que a maior fonte natural de calor que temos é o Sol. E ele deve ser levado em conta quanto ao aproveitamento para aquecer a casa. 

Por isso, entre os horários mais quentes, 10h e 15h, abra todas as janelas de casa para que o ar circule nos ambientes, deixe sem nenhum obstáculo, tal como persianas ou cortinas, que impeçam a entrada da luz e permita que o sol esquente o máximo de cômodos que puder. 

Aliás, essa é uma ótima dica de como aquecer o quarto, já que ele costuma ser um cômodo um pouco menor do que o restante.

Outra dica que pode ser aproveitada é ao abrir as janelas colocar os edredons, cobertores e tapetes sob o sol, para que do mesmo modo eles aqueçam. 

Antes do pôr do sol, feche todas as portas e janelas para que o calor fique retido dentro dos cômodos e para que o ar frio não os invada. 

LEIA TAMBÉM: Os diferentes tipos de telhas: Vantagens e desvantagens 

Torneiras elétricas

As torneiras elétricas podem ser usadas nas cozinhas e nos banheiros. Elas facilitam nas rotinas diárias como lavar louça em meio a estação mais fria, onde a simples tarefa se torna uma tortura por conta da agua que está gelada.  

Elas até consomem um pouco mais de energia elétrica, mas daí vai de quanto frio você está sentindo.

Aquecedores

O aquecedor é mais recomendado para espaços pequenos, são aparelhos portáteis que tem o intuito de aquecer o ambiente em que se está. É a solução mais prática e eficaz para o problema do frio em casa.

Ar condicionado

O ar-condicionado é o principal eletrodoméstico, se o assunto é aquecer a casa, pois ele pode dar conta de um ambiente maior e oferecer mais conforto. Os modelos que também esquentam são perfeitos para aquecer um ambiente e manter a temperatura constante.

Aquecendo a casa no inverno: Lareiras

Para quem tem estrutura na sua casa para instalar, a lareira é uma pedida elegante e confortável. Além desses adjetivos, é possível que o próprio usuário controle a intensidade do fogo. Mas deve-se tomar cuidado, pois há riscos de incêndio.

Além dos ricos, as lareiras ainda produzem fumaça e resíduos poluentes, além de queimar madeira e carvão, matérias-primas que são extraídas da natureza com custos ambientais.

Porém existe a lareira portátil de biocombustível, essa opção que além de proporcionar um belo visual, também aquece o ambiente. Essas opções alternativas, como a elétrica ou ainda aquelas em versões mini, que podem ser colocadas até em cima da mesa, são mais econômicas e ecologicamente corretas.

Pisos aquecidos

Como falar em aquecer a casa e esquecer que existe o piso térmico. Não é a solução mais barata e nem a mais prática, pois a instalação envolve uma obra completa no ambiente. Mas tem suas vantagens como o aquecimento equilibrado dos cômodos, além do conforto para pisar no chão.

Velas

As velas, apesar de subestimadas, ajudam a criar aquele clima de aconchego além de transmitir o calor. Espalhe candelabros de diferentes tamanhos e formatos para aquecer a sua casa. 

Cores

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Estado de São Paulo, segundo o qual, a cor preta capta 98% do calor que chega até ela, seguida do cinza (90%) e verde escuro (79%).

Use isso ao seu favor. Almofadas, colchas, cortinas, itens de decoração. Tudo isso é válido para usar cores quentes dentro de casa e dar aquela sensação de aconchego e conforto.

Aquecer a casa no inverno: Decoração 

Tapetes felpudos, almofadas com pelúcia e mantinhas ajudam a manter o conforto dos espaços. Aliás, as mantas são sempre bem vindas nesta estação do ano, seja para sofás, ou para cama.

Outro item de decoração que deve ser seu aliado são as cortinas e persianas, invista em tecidos mais grossos e com cores quentes. 

As cortinas e persianas, além de deixarem a casa bonita, aquecem os ambientes por funcionarem como isolantes nas janelas, espaço em que ocorre grande troca de calor com o ambiente externo, normalmente mais frio.

Roupas de cama quentes

O secador de cabelo, ferro de passar roupa e a bolsa térmica dispõe de truques muito facil, que é aquecer a cama, antes de deitar. 

Quem nunca tomou um banho para deitar e se deparou com uma cama gelada, isso ocorre porque o colchão e o cobertor demoram alguns minutos antes de preservar o calor de seu corpo. 

Para evitar o choque com os lençóis gelados, você pode pré-aquecer a cama com o ar de um secador de cabelo,  passar com o ferro quente ou colocando uma bolsa de água quente entre o colchão e o cobertor. E deitar sem receio.

Passar as roupas que você irá usar também pode ajudar na hora de se vestir. 

Agora você está pronto para encarar o inverno. Seja em home office ou no escritório, saiba que seu lar sempre estará quentinho te esperando.

E por falar em lar, o que acha de visitar o nosso site e conferir as opções de loteamentos disponíveis para você e sua família. Acesse: https://www.mouraleite.com.br/loteamentos/