5 motivos para escolher um bairro planejado para morar com a família

Pense em um local construído com total infraestrutura, ruas espaçosas e bem recapeadas, calçadas largas e sem desníveis, bom mecanismo de iluminação, sinalização, policiamento, segurança, vizinhança perfeita, bairro tranquilo, silencioso, confortável, com boa localização e de fácil acesso para tudo que precisar. Parece coisa de filme de Hollywood, não é mesmo?! Mas se trata da realidade de quem reside em um bairro planejado. 

Mesmo que pareça coisa de filme, essas são algumas das exigências que estão sendo feitas por aqueles que buscam por um novo lar. O que faz com que os bairros planejados sejam a melhor escolha a ser feita analisando os benefícios que ele proporciona. 

Se você ainda não está convencido disso, continue lendo esse artigo que conhecerá cinco bons motivos para você arrumar suas malas, chamar o caminhão de mudança e ir morar em um bairro planejado com toda a sua família.

O que é um bairro planejado? 

Os bairros planejados são um conceito do Novo Urbanismo, que busca desenvolver um espaço autossustentável e em sintonia com o meio ambiente. Mais do que projetos de incorporação ou loteamento, os bairros planejados são quase uma cidade dentro de uma cidade. Além disso, um bairro planejado valoriza a região em mais de 500%.

Devido ao fato de ser um espaço projetado totalmente do zero, é possível observar uma certa padronização nas construções, além de uma centralização, que faz com que não seja necessário se deslocar até outras regiões da cidade para buscar por diversão, relaxamento, alimentação e etc. Eles abrigam tanto lotes residenciais quanto comerciais, assim como praças e espaços de lazer, com o conforto do estilo de vida de um condomínio fechado e a facilidade de ter tudo perto.

Saiba mais aqui sobre o que é um bairro planejado

5 vantagens de morar em um bairro planejado 

1- Sustentabilidade 

A questão da sustentabilidade é um dos pontos que merece destaque no bairro planejado. Apesar de estar na legislação, a sustentabilidade vem sendo uma preocupação constante da construção civil. O espaço é todo projetado levando em consideração o melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis.

Geralmente, há o uso otimizado da água e energia, havendo também uma preocupação com espaços de natureza que ajudem a promover a convivência e o bem-estar, equilibrando modernidade e aspectos naturais.

Essas áreas também são bastante sustentáveis, com um amplo espaço verde que permitem um maior contato com a natureza e atividades relacionadas a ela, como corrida ou simplesmente curtir a tranquilidade do momento. No mais, é uma maneira ótima de possuir ainda mais qualidade de vida.

2- Localização 

Outro ponto que podemos ressaltar é a localização privilegiada em que se encontram os bairros planejados. Pensando sempre na praticidade para seus moradores, esses bairros tendem a se concentrar em locais com um rico comércio e acesso às escolas, hospitais e outras redes de serviços que possam ser necessárias. A ideia é que o morador não tenha que se deslocar muito longe para ter o que precisa.

Além disso, geralmente os bairros planejados localizam-se perto de vias que facilitam a entrada a qualquer parte da cidade, e ainda estimulam a acessibilidade criando ciclovias, cooper vias expressas (vias para corrida) e acesso de pedestres.

Em geral eles são projetados e construídos em pontos com alta probabilidade de desenvolvimento. 

3- Segurança 

Por morarmos em um país com alto índice de violência como o Brasil, a segurança também costuma ser um assunto exigido pelas famílias, ainda mais aquelas que têm crianças. E nos bairros planejados a segurança é um ponto de destaque, pois os espaços contam com uma atenção especial ligada à seguridade, para garantir que os moradores possam sentir tranquilidade transitando e vivendo em determinada área.

Os bairros planejados são projetados para facilitar a implantação de sistemas de segurança humano e tecnológico completos, com iluminação adequada, rede de câmeras para monitoramento remoto em tempo real e rotina de rondas. As prefeituras já estão começando a fazer parcerias com as empresas que constroem esses empreendimentos para que a segurança seja interligada com sistemas de polícias militares e municipais.

Morar em um bairro planejado costuma ser uma ótima opção justamente pela sua organização focar nas pessoas e na harmonia delas com os espaços que ocupam. Enfim, é uma forma de conquistar a qualidade de vida mesmo estando em um grande centro, por exemplo.

4- Infraestrutura 

 Como quarto ponto, vamos trazer a vocês as vantagens da infraestrutura fornecida pelos bairros planejados. 

Eles devem possuir toda a infraestrutura que os moradores precisam para viver ali e disponível em uma área residencial comum, como redes elétrica e telefônica, drenagem, instalação de água e esgoto. Uma empresa que tenha experiência em criar locais assim, sempre colabora com o crescimento urbano da região, preparando tudo para que o novo espaço tenha todas as condições para instalação de infraestrutura completa, a fim de que só depois de tudo pronto possa ser comercializada. E todo o processo de criação e estruturação é feito conforme a legislação manda. 

Deste modo, para que os bairros planejados tenham boa infraestrutura, eles precisam contar com:

  • Um excelente sistema de drenagem e esgoto;
  • Abastecimento de água;
  • Redes elétricas e telefônicas;
  • Calçamento;
  • Nenhum tipo de problema na circulação de carros ou pessoas (inclusive visitantes).

5- Custo  

Outra grande vantagem de um bairro planejado, é que ele reúne características semelhantes a um loteamento fechado, mas sem as taxas mensais de condomínio. Diminuindo o custo de vida. 

Além da isenção da taxa por não se tratar de condomínio, o preço para comprar um imóvel ou terreno em bairro planejado sai muito mais em conta do que comprar um imóvel pronto em bairros tradicionais ou condomínios. Por se tratar de grandes estruturas, e mesmo com toda a comodidade e benefícios do bairro planejado, o custo é dividido entre os espaços disponíveis para venda e o investimento fica muito baixo.

Agora que você já conheceu algumas das várias vantagens que o bairro planejado te dá, não fique de fora e venha também fazer parte desse universo. Acesse o site da Moura Leite Loteamentos e conheça as opções em bairros planejados disponíveis para venda.