6 cidades do interior de SP para conhecer e fugir do agito da capital

Quem não quer sair da bagunça da capital, da rotina estressante e da loucura do trânsito, não é mesmo?  Afinal, espairecer nunca é uma má ideia. As Cidades do interior de SP têm sido um refúgio para quem está na grande São Paulo e cidades similares que contam com esse tipo de agitação, principalmente por dispor de tranquilidade. 

Além disso, a grande maioria tem pontos turísticos, onde é possível conhecer a cultura e a essência de cada cidade. Em algumas delas encontramos a mistura de praia e campo em um mesmo lugar. 

Neste texto apresentaremos 6 cidades interioranas que vão te deixar encantado e louco para conhecer. 

Cidades do interior de SP – Águas de Lindóia

Não tem como falar em cidades do interior de SP e não comentar sobre Águas de Lindóia, a capital termal do Brasil.

A famosa estância hidromineral que integra o Circuito das Águas Paulista fica a 163 km da capital Paulista. 

Um ótimo lugar para relaxar em banhos com águas de rico potencial curativo, comprovado cientificamente por órgãos internacionais.

Um extenso lençol freático proporciona a produção de água mineral potável, sendo responsável pelo fornecimento de 60% da água mineral do país. 

A cidade tem ótima infraestrutura turística contando com um lugar belíssimo como o balneário municipal que oferece diversas opções de relaxamento para toda a família, entre elas banhos hidratantes e relaxantes, massagens e drenagem linfática. 

Águas de Lindóia te proporciona a estátua do cristo redentor e hotéis fazenda de encantar. 

Avaré

A cidade de Avaré é conhecida pela praia de água doce, que forma um espelho d’ água, banhado pelas águas do rio Paranapanema. 

Na praia, é possível praticar vários esportes aquáticos. O stand up, passeio de caiaque, mergulho, passeio de lancha, estão entre os vários esportes que podem ser feitos nas águas limpas de lá.

Além da praia de água doce, em Avaré você encontrará a Floresta Estadual de Avaré, um lugar incrível e de grande biodiversidade. 

O local conta com uma vasta quantidade de espécies de árvores raras, um gramado lindo que fica ao redor de uma represa que chama a atenção por conta de toda a preservação natural que há.

Há também uma trilha educativa de 2,5 quilômetros, onde você conhecerá um pouco mais sobre a floresta.

Boituva, a cidade do interior de SP dos esportes radicais

A cidade dos esportes radicais fica a aproximadamente 117 km de São Paulo e tem atrações como o passeio de balão e o Centro Nacional de Paraquedismo.

Ao amanhecer, o céu de Boituva fica repleto de balões coloridos, paisagem que é cartão-postal da cidade. O município é um verdadeiro paraíso para os amantes do balonismo e esportes radicais, característica responsável por atrair turistas de todos os cantos do estado. 

Enquanto o passeio de balão é uma atração ideal para as famílias, os saltos duplos fazem a cabeça daqueles que buscam fortes emoções.

Além das atrações principais listadas, por lá ainda é possível praticar trekking, tirolesa, cavalgadas, paintball e pesca. Para quem gosta de história, a cidade abriga o Museu do Tropeiro e o zoológico municipal, com espécies em perigo de extinção.

Botucatu

A Princesa da Serra e Cidade dos Bons Ares, como é conhecida Botucatu, fica a cerca de 200 km de São Paulo e proporciona aos seus visitantes contato com a natureza aliado a passeios radicais. 

A cidade possui inúmeras cachoeiras, trilhas para ciclismo e formações rochosas ideais para escalada e rapel. A Cuesta de Botucatu é uma das áreas mais procuradas pelos turistas, já que nela é apresentada uma bela paisagem que rende lindas fotografias.

Em meio a montanhas o visitante pode curtir escalada, canyoning e trekking, com destaque para o belo mirante da Pedra do Índio.

Fundada em 1720, no início era chamada de Ybytu-Katu, que significa em tupi “bons ares”. Centenas de anos depois é pelos bons ares e a bela natureza que Botucatu atrai os turistas.

Além da natureza, a cidade proporciona o Museu do Café, com detalhes históricos da cidade. 

Lançamento do Parque Cidade oferece lotes a partir de 200m² em Botucatu

Cerqueira César

Cerqueira César é uma cidade no interior de SP, que tem como vizinhas Avaré. 

Um dos locais mais conhecidos e procurados por turistas em Cerqueira César é a Represa de Jurumirim. Localizada no rio Paranapanema, esse ponto turístico possui cerca de 100 km de comprimento e até 3 km de largura em alguns trechos. 

Seu reservatório possui aproximadamente 450 km quadrados de volume de água e atrai visitantes para diversas atividades de lazer, além de passeios de barco e pesca. 

A represa também possui 12 cascatas e as mais conhecidas são: a Cachoeira do Macuco e as Quedas do Saltinho.

Na Cachoeira do Macuco você poderá conferir um paredão de pedras com queda d’água que cai na represa. Um local constantemente visitado para apreciação da bela paisagem. Já a Cachoeira do Saltinho, forma uma piscina natural que também recebe diversos turistas.

A cidade proporciona o Santuário Arquidiocesano de Santa Teresinha do Menino Jesus, trata-se da primeira igreja católica do mundo que passou por uma implosão, gerando repercussão mundial. 

Itu

A Cidade dos Exageros é um local turístico um tanto quanto curioso. Itu é conhecida por apresentar no centro da cidade esculturas gigantes, onde é possível encontrar orelhão, lápis, semáforo e até caixa eletrônico maiores do que geralmente estamos acostumados. 

Fora os exageros e a boa gastronomia, com destaque para o famoso bife à Parmegiana, Itu abriga o importante Parque Geológico do Varvito.

Além de contar com uma grande área verde que é bem aproveitada pelos hotéis fazenda da região. E tudo isso fica a aproximadamente 102 km da capital paulista. 

Conheça os encantos das cidades do interior de SP

Como você pode perceber, cada uma das cidades do interior de SP citadas tem suas particularidades. Suas diferentes atrações, que passam pela tranquilidade dos campos, as praias, represas, monumentos e esportes radicais, atendem a todo tipo de pessoas e objetivos. 

E por falar em objetivos, apesar de serem diferentes entre si, todas elas têm três pontos  em comum: a tranquilidade, segurança e qualidade de vida. Perfeito para quem procura esse estilo de vida.

Esses atrativos, inclusive, nos fazem pensar como seria viver em lugares assim. Se esse é o seu caso, apresentamos mais alguns benefícios das cidades do interior:

  • Custo menor de moradia; 
  • Melhor qualidade de vida;
  • Mais segurança e menor índice de criminalidade; 
  • Não possui trânsito; 
  • E as cidades estão se desenvolvendo.

Sendo assim, podemos dizer que as cidades do interior são ótimas opções para quem procura um lugar tranquilo para morar ou deseja um destino diferente para as férias.

Ficou curioso para conhecer mais das cidades do interior de SP? Acesse: https://www.mouraleite.com.br/loteamentos/ e conheça as opções de moradia.