Banheiros e cozinha é possível construí-los sem azulejos?

A cozinha é um dos ambientes mais utilizados em uma residência, principalmente se ela for integrada a sala ou a área gourmet. Em virtude disso, cada vez mais tem se investido nesse espaço e buscado alternativas diferenciadas para ele. 

Entre as opções está a de não azulejá-lo por completo. Mas isso dá certo? É possível? SIM! Basta aplicá-los apenas nas áreas que ficam em contato direto com a água, como, por exemplo, a área do fogão, pia e coifa. 

Muitas vezes, o uso do azulejo pode até ser substituído por outros materiais. Precisa apenas que ele seja impermeável, como pedra, mármore, tijolos, madeira, granito. As paredes de cimento queimado também são ótimas opções e estão super em alta. Tudo irá depender do seu gosto, estilo e investimento. 

Nos demais locais, invista em tintas adequadas como a lavável ou epóxi. Essa dica vale, inclusive, para os banheiros, onde você pode revestir apenas dentro do box e nos pisos e nos demais locais apenas pintar da maneira ideal. 

A única desvantagem nesse caso é a manutenção. As pinturas devem ser refeitas, em média, após 1 ano e meio. No mais, você irá economizar com o revestimento, ficará livre do mofo e a limpeza será mais prática. 

Outra sugestão é o uso de papéis de parede apropriados para áreas úmidas. A maioria é de fácil aplicação e limpeza. O custo benefício também é viável. 

Importante salientar que não se deve esquecer de realizar uma boa vedação.