Botucatu: 5 motivos para morar na cidade

Botucatu é um município do estado de São Paulo que tem seu nome derivado da língua tupi e apresenta dois significados diferentes: “bons ares, bons ventos” e “serra boa”. No dia 14 de Abril a cidade completou 167 anos de emancipação político-administrativa, veja abaixo alguns motivos para morar na cidade de Botucatu.

Com uma população estimada de 149.718 pessoas segundo o IBGE em 2021, a cidade proporciona experiências incríveis como a visita ao museu do café, além de atividades mais radicais como o rapel. Para quem busca uma cidade mais tranquila, como Botucatu, morar na cidade interiorana é uma ótima opção. 

Nesse texto iremos apresentar alguns benefícios proporcionados pela cidade, com cinco bons motivos para você se mudar. 

Lançamento do Parque Cidade oferece lotes a partir de 200m² em Botucatu

Empregabilidade em Botucatu, vale à pena morar na cidade? 

A cidade grande tem o benefício de maior empregabilidade, e aqueles que anseiam por se mudar para o interior, mas têm o receio de não conseguir um bom emprego para sustentar sua família no novo lugar, botucatu irá te tranquilizar quanto a isso.  

Agora com a possibilidade de home office, isso ficou mais fácil para ser administrado, mas para aqueles que ainda assim têm essa preocupação fique tranquilo, pois a média de salário mensal para trabalhadores formais está em torno de R$2,9, segundo a pesquisa feita pelo IBGE.

Saúde

Outra grande preocupação é a saúde, mas nas cidades interioranas essa preocupação é quase nula, pois o ar é mais limpo, o que melhora a qualidade de vida prolongando a vida. Para não dizer que é mito, a expectativa de vida em Botucatu é de 75 anos.

Na cidade, há duas vegetações nativas: a Mata Atlântica e o Cerrado, sendo uma zona de transição entre elas. 

Botucatu é cortada por duas bacias hidrográficas e abriga inúmeros pontos turísticos relacionados ao misticismo e à geologia local. O que melhora a saúde mental, sendo ótima para descanso e diversão.

Segurança

Morar em Botucatu é poder viver em uma das cidades mais seguras e bem-desenvolvidas em infraestrutura e capital humano, não só no estado de São Paulo, mas em todo o país.

Segundo um estudo feito pelo Instituto da Paz, em 2018, Botucatu é o 32º município menos violento do Estado. Sendo uma das melhores cidades para criar seus filhos de forma mais segura. 

Educação

E por falar em filhos, aqueles que estão com as crianças em fase de aprendizagem, a educação é um ponto muito explorado quando se faz a escolha de um novo lugar para residir. 

E assim como nos demais pontos, Botucatu não desaponta, pois é considerada o Terceiro melhor município da região para Educação, em 2021, pelo IBGE.

Custo de vida em Botucatu. Vale à pena morar na cidade? 

Mas tudo isso é a qual preço?

Descubra aqui opções de moradia em Botucatu ainda em desenvolvimento e que vale à pena investir

A dúvida de muitos é: “Ótima educação, ótima segurança, melhoria na qualidade de vida e empregabilidade, mas por haver pontos turísticos não é caro viver lá?”

E a resposta para essa pergunta é NÃO! 

Claro que hoje em dia tudo está muito caro, principalmente em cidades grandes e cidades turísticas, mas Botucatu está no ranking das melhores cidades do Brasil e, consequentemente do estado de São Paulo, para se viver. Isso se deve a diversos fatores, contudo, segundo pesquisa realizada pela Urban System, alguns dos principais são:

  • Capital humano;
  • Infraestrutura;
  • Desenvolvimento social.

Outra curiosidade: A cidade está a 225km da capital São Paulo e apresenta um clima agradável, com invernos amenos e verões quentes. E como curiosidade, no ano de 1876, foi registrada ocorrência de neve.

Com todos esses benefícios fica impossível não se apaixonar por essa cidade que dispõe de paisagens lindas, tranquilidade, turismo e inúmeras vantagens ao morar. Então, caso você esteja buscando por uma nova cidade para residir, não deixe de considerar Botucatu.