Conheça Taguaí, uma cidade escondida no interior de SP

Taguaí é um dos municípios localizado no interior de São Paulo, com distância de aproximadamente 350 km da capital. A cidade com o nome de origem indigena apesar de afastada tem seus encantos. Ficou curioso? Então venha conosco e conheça Taguaí.

A cidade em 2018 teve um dos melhores índices de educação. Para alcançar esse reconhecimento, segundo o ministério da educação, pelo menos 70% das crianças entre 0 e 5 anos devem estar em creches e pré-escolas. 

Além de boa educação, o município encanta os turistas com turismo rural e o roteiro do CAMINHO DAS ÁGUAS, que é percorrido 107 km de bicicleta para conhecer mais da região, cultura e fé que é apreciada pelos taguaínos. 

Conheça Taguaí e sua história

Taguaí é uma cidade do Estado de São Paulo com cerca de 15 mil habitantes. A região de Taguaí é cercada pelas cidades: Taquarituba, Tejupá, Coronel Macedo, Fartura, entre outras. 

Apesar do nome ser de origem indigena, que significa “barro de cerâmica”, (“Tagua”, barro de tijolo e “i”, água) a primeira ocupação foi feita por volta de 1890, na abertura da Fazenda Santa Rita pela família Ribeiro, de Santa Rita do Passa Quatro.

LEIA TAMBÉM: Taguaí está na lista das 100 cidades mais bem desenvolvidas do Brasil 

Logo depois, inúmeras famílias da primeira imigração italiana se transferiram da chamada zona do café (Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado e outras) para o sertão do Alto da Fartura.

Inicialmente, a região era nutrida de tudo que é necessário, como comida, vestimenta e até mesmo crença, através do abastecimento que era feito na região que hoje fica Fartura. 

A primeira denominação da região era Ribeirópolis, que em 1945 foi alterada para Taguaí. Em 18 de fevereiro de 1959 foi criado o município de Taguaí e instalado em 1º de janeiro de 1960.

Conheça Taguaí: O que fazer na cidade?  

Chácara do Jatobá

A cidade de Taguaí é para quem ama a natureza e aprecia a sua beleza. 

Amantes de cultura e história se darão bem ao conhecer a chácara do jatobá, onde é possível ver cafezais, três nascentes de águas cristalinas e mais de 1000 espécies vegetais. 

Há árvores nativas e exóticas, orquídeas, bromélias, cactáceas, suculentas e outras plantas ornamentais. 

Também há proteção da fauna onde existem muitas espécies de pássaros, entre eles: 

  • Canário da Terra;
  • Beija-flor;
  • Bem-te-vi;
  • Sanhaçu;
  • Sabiá;
  • Tico-Tico;
  • Saracura e outros.

Caminho das águas

O caminho das águas também vem recheado de cultura e entendimento da história de Taguaí. 

O percurso é realizado entre os municípios de Piraju, Sarutaiá, Fartura, Taguaí, Coronel Macedo e Itaporanga, e poderá ser realizado da maneira que o esportista ou peregrino idealizar.

O trajeto tem 107 km, passando por belezas incríveis como rios, lagos, ribeirões e toda beleza dos diferentes tipos de paisagens que podem ser apreciadas ao longo do caminho. Além de propiciar ao peregrino um momento de reflexão durante o percurso.

Além do viés religioso, nesse passeio é possível apreciar a valorização dos estabelecimentos de hospedagem, comércio local e regional, artistas e trabalhos artesanais da cidade, gastronomia  típica e caseira.

E para quem quer morar? 

Para quem busca uma cidade para você e sua família residir no interior de São Paulo, Taguaí é uma ótima opção. 

A cidade interiorana trás a tranquilidade da região,  além de ser a 12º melhor cidade referente à educação, 10º melhor no quesito economia e 7º melhor em saúde, referente às cidades imediatas, segundo o IBGE.

Taguaí te proporciona experiências maravilhosas, tudo com tranquilidade, bem estar e tranquilidade. Conheça Taguaí e se apaixone por ela. 

Gostaria de saber mais sobre moradia em outras cidades do interior? Acesse o nosso site e confira os loteamentos disponíveis para compra https://www.mouraleite.com.br/loteamentos.