Corretor de imóveis: Vale a pena contratar?

A necessidade de um corretor de Imóveis no momento da compra da residência tem sido questionada por muitos. Sem saber se ainda é preciso a contratação deste profissional, a pergunta que surge é: realmente vale a pena? 

A resposta para essa pergunta é: Sim, vale a pena contratar um corretor de imóveis! 

O corretor de imóveis é um profissional qualificado que é autorizado pelo Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para atuar em transações imobiliárias, o que confere maior tranquilidade às partes envolvidas. 

A contratação do profissional de corretagem evita alguns riscos de golpe, por exemplo, por conta da experiência no campo, isso reduz as adversidades que uma pessoa que não trabalha nesse meio possa enfrentar.

Neste artigo iremos te apresentar quais são as funções de um corretor de imóvel e quais os benefícios por ter ele nessa tomada de decisão. Confira na leitura a seguir!

O que faz um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é o profissional responsável por controlar todo o processo de venda/compra e aluguel de um imóvel, seja casa, terreno/lote, apartamento ou sala comercial. 

Para se tornar um corretor é necessário se  formar na área por um curso de capacitação, como Técnico de Transações Imobiliárias, além de estágio probatório, para atuar devidamente legalizado.

Este profissional pode atuar dentro de uma imobiliária ou por conta própria 

Independentemente se a atuação é vinculada a uma imobiliária ou não, o corretor de imóveis tem a responsabilidade de lidar com as negociações e tem o dever de informar aos seus clientes todas as informações referentes ao imóvel, dando o suporte necessário do início ao fim do processo de locação ou compra de um imóvel.

Na prática, eis as funções de um corretor de imóveis:

  • Verificação da validade e veracidade dos documentos e informações fornecidas pelo proprietário atual do imóvel;
  • Agendamento de visitas e apresentação dos imóveis aos interessados;
  • Negociação de valores e detalhes do contrato entre todas as partes (proprietário, inquilino e porcentagem do próprio corretor);
  • Pesquisa e apresentação das certidões referentes à compra e venda do imóvel;
  • instrução sobre investimentos no mercado imobiliário quando houver esse interesse por parte do cliente.
  • Analisa e auxilia nas melhores opções de financiamento para o comprador;
  • É o responsável por verificar se o imóvel está em bom estado de conservação, garantindo a segurança da transação.

LEIA TAMBÉM: A importância da relação de confiança entre o corretor de imóveis e o cliente

Benefícios de contratar um corretor de imóveis

Credibilidade

A integridade é o conceito base crucial para uma relação profissional, ainda mais quando se trata de compra e venda. Com isso, a neutralidade do corretor de imóveis é o que ganha pontos aqui. Ao invés de haver uma negociação apenas entre proprietário e inquilino e que, provavelmente, vai acabar beneficiando mais um lado do que o outro, o corretor reúne os interesses de ambas as partes, de forma justa, e consegue chegar num acordo que seja justo para todos.

Por ser uma transição cuidadosa e burocrática, checar a credibilidade e reputação do corretor de imóveis pode ser uma ótima opção antes de contratá-lo. Verifique se ele é autorizado pelo Credi, investigue se há reclamações em órgãos públicos e busque pelas experiências que tiveram com ele, quando o profissional já tem experiência e é conhecido na região é ainda melhor. 

Além disso, um corretor deve ser profissional, pontual e estar bem atualizado nos assuntos do mercado imobiliário. Se todos esses itens conferem com o corretor que você está lidando, então pode ficar tranquilo que vai dar tudo certo. 

Competências necessárias

O consultor imobiliário de excelência investe continuamente em formação para alcançar novos conhecimentos sobre o próprio mercado imobiliário, as melhores práticas de marketing do setor, o domínio das novas tecnologias, desenvolver a sua liderança pessoal, entre outras áreas. 

Ou seja, trata-se de aprender um conjunto de saberes e consolidá-los na prática através das experiências vividas. Uma das principais preocupações é ter sempre informações atualizadas sobre mercado, e prontas a serem usadas e fornecidas aos clientes.

Como um profissional competente, o corretor de imóveis sabe como avaliar de forma técnica o estado do imóvel, o atual mercado imobiliário e as condições econômicas do comprador para se chegar a uma negociação justa para ambas as partes, tendo em mãos um laudo explicando o valor atribuído ao imóvel, além de todos os prós e contras detalhados em um documento.

Ele também saberá como prosseguir com a divulgação do imóvel facilitando a sua venda através do networking que ele possui. Esse motivo aqui também é muito ligado à economia de tempo que você tem como proprietário tentando vender ou alugar seu imóvel. Pois o corretor já tem uma base de público interessado em adquirir um novo lar e ainda tem meios para impulsionar a visibilidade do seu imóvel.

Assim como o papel do corretor de imóveis é importante para avaliar o valor correto da sua casa ou apartamento, ele também é essencial para negociar e manter uma proposta justa para ambas as partes da negociação.

O corretor também ficará responsável por apresentar todos os documentos e certidões referentes à dívidas de condomínio, parcelas em atraso com bancos, pendências com IPTU, e tudo o mais que estiver relacionado ao imóvel em questão.

Economia de tempo

O trabalho do corretor é justamente esse, fazer o intermédio da relação entre proprietário e interessados no imóvel. Com isso, há uma redução nas suas tarefas diárias, e o tempo que seria dedicado ao para falar com diversas pessoas sobre o seu imóvel, você poderá dedicar para outras atividades. 

Além da liberação da sua agenda, o corretor também estará disponível durante o dia todo para responder os interessados, agendando e comparecendo às visitas e negociando quando necessário. Você não precisa se preocupar em ter que parar seu trabalho ou suas atividades para atender essas pessoas.

Garantia de pagamento

Como já dito, o corretor de imóveis reduz alguns riscos, e no setor financeiro não é muito diferente. Quando falamos de uma grande quantia de dinheiro, a existência de golpes não pode ser deixada de lado. Mas, com a experiência e ajuda deste profissional isso não acontecerá. 

Além de todo o respaldo contratual que é feito, o corretor tem o poder de dar a você opções de garantia de aluguel no contrato, seja através de fiador, seguro fiança ou título de capitalização. Cada um desses tipos dá a garantia e segurança que o proprietário precisa, mas é o interessado no imóvel que irá escolher a melhor alternativa para ele.

Agora que você compreendeu a atuação e os benefícios que um corretor de imóveis agrega, não deixe de contratar um profissional da área para te ajudar em uma das tomadas de decisões mais importantes de sua vida. Você também pode acessar o https://www.mouraleite.com.br/loteamentos/ , conferir as opções disponibilizadas e preencher nosso formulário de contato, logo  será direcionado para a nossa equipe de pré-vendas e agendar uma visita com o corretor.