Telhas termoacústicas: Vale a pena colocar em sua casa?

Você já conhece as telhas termoacústicas ou telhas sanduíches, como são conhecidas? Ela é um tipo de cobertura composta por chapa metálica, material isolante e chapa metálica. E tem ganhado cada vez mais o seu espaço no mercado. 

É natural que no momento em que estamos buscando pelos materiais a serem colocados na construção surja a dúvida de qual deles é mais benéfico a longo prazo. Ainda mais se tratando de telhas que tem sua fama de esquentar os lugares.

Para sanar essas dúvidas, nós vamos te contar aqui nesse texto quais os benefícios que as telhas termoacústicas tem para sua residência, então venha conosco!

O que é uma telha termoacústica 

A telha termoacústica é um dos 11 tipos de telhas disponíveis no mercado. Além de ser um revestimento para telhados, ela serve também como divisória e vedação em uma obra.

Elas são compostas por duas telhas de metal (ou de fibra de vidro) e um material isolante, sendo esse, feito de poliestireno expansível (popularmente conhecido como isopor), poliuretano ou poliisocianurato. E foi por conta de seu formato, ficou conhecida como “telha sanduiche”.

Elas são divididas em dois tipos: Simples e Dupla. As simples são mais baratas e podem ser confundidas com as telhas de zinco, pois seu revestimento é metálico de zinco e nela possui apenas uma folha fina de alumínio. Já as duplas, como já diz o nome, é composta por duas camadas de material metálico, o que as tornam um pouco mais caras do que as simples. 

Conheça aqui outros modelos de telhas e suas vantagens e desvantagens em relação as telhas termoacústicas  

Quais os benefícios?

Conforto térmico e acústico

A telha sanduíche, é uma das melhores opções para quem busca mais conforto térmico e acústico, pois elas proporcionam maior controle da temperatura no interior dos ambientes, assim como economia de energia com ar condicionado. 

Sobre o seu funcionamento acústico, este é mais perceptível caso a casa não tenha laje ou forro. Essa diferença pode ser reparada quando é utilizada uma cobertura metálica simples, por exemplo, e uma chuva forte começa a cair, a casa pode ficar muito barulhenta. Então, as telhas sanduíches evitam esse tipo de barulho. 

Vale ressaltar, que as telhas termoacústicas são, normalmente, encontradas na cor branca. Assim, por conta de sua cor, elas refletem boa parte da irradiação solar, o que diminui, de forma natural, a quantidade de calor absorvido.

Personalização das telhas termoacústicas

Outro benefício é a possibilidade de serem feitas sob medida, o que permite que elas sejam utilizadas de outra forma, como divisória e vedação. E pelo fato delas poderem ser feitas para um projeto específico, os ambientes podem ser pequenos ou grandes que dará certo da mesma forma. 

Redução de custo, riscos e umidade

Por conta dos materiais usados em sua criação e o benefício do isolamento térmico, as telhas sanduíches também ganham pontos com a redução de custos, pois o uso de ares-condicionados e ventiladores são reduzidos fazendo com que a conta de luz venha mais baixa.

Outra vantagem é que elas têm ação retardante a chamas, reduzindo o risco de alastramento. E ao mesmo tempo que ela retarda o fogo ela não absorve água, reduzindo também a umidade.

Saiba mais sobre as telhas termoacústicas e sua aplicação em diferentes tipos de projetos

Afinal, vale a pena colocar telhas termoacústicas em casa?

As telhas termoacústicas tem como sua característica principal a resistência, fazendo com que o custo-benefício dessas telhas seja uma vantagem a ser levada em consideração na hora da escolha do acabamento da cobertura de uma construção. 

Isso porque elas aguentam naturalmente a exposição a diferentes intempéries e materiais e, assim, apresentam uma vida útil mais longa que outros materiais.Não se esquecendo que sua manutenção é simples, mas deve ser realizada periodicamente. 

Então sim, vale a pena investir nessa cobertura que te dará mais conforto, privacidade e menos preocupação na hora da manutenção. Ao fazer um comparativo com as demais telhas que possuem no mercado, você verá que compensa pagar um pouco mais caro por um produto de qualidade para ter uma durabilidade ainda melhor!