Casa sustentável, você sabe o que é?

Você já pensou em morar em uma casa onde a água da chuva é canalizada para regar o jardim, lavar o quintal e até ser utilizada na descarga?

Assim são as casas sustentáveis. Com o objetivo de preservar o meio ambiente e seguindo os princípios da sustentabilidade, elas ainda auxiliam na economia das contas da casa e proporcionam mais qualidade de vida aos moradores. 

A construção de uma casa sustentável começa já na escolha do terreno. É preciso ser fora das áreas de preservação e em um local que o uso de veículos possa ser dispensado. O posicionamento da planta deve favorecer o uso da luz natural e a escolha dos materiais também faz toda a diferença. Eles devem ser de matéria prima reciclável e reutilizável. As madeiras precisam ser certificadas. 

Ainda, a construção não deve gerar danos ao meio ambiente, como poluição do ar ou da água, desmatamento e contaminação do solo.  

A casa precisa ter também cisternas, para armazenar a água da chuva e da máquina de lavar roupa, e aquecimento solar. O telhado deve ser verde, para diminuir o calor interno e evitar o uso de ar-condicionado ou ventilador. A descarga precisa ser econômica, as torneiras automáticas ou com arejadores, as lâmpadas LED e os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos com o selo Procel.

Além da construção em si, casas sustentáveis contam com moradores que produzem menos lixo e dão o destino certo a cada um deles; consomem menos descartáveis; têm horta e ações sustentáveis. 

Embora o investimento, em vista da construção de uma casa tradicional, seja um pouco maior, o retorno e benefícios valem a pena. 

Casas que seguem todas as exigências técnicas, recebem certificação e selo, valorizando ainda mais o imóvel.