Como economizar na hora de construir?

Quando o assunto é começar a construir um imóvel, sempre existe a preocupação com um possível exagero nos gastos.  Fatores como a maneira de armazenar os materiais, a segurança, contratação de profissionais e mão de obra, afetam diretamente os gastos que podem surgir. Algumas dicas ajudam a economizar na hora de construir ou reformar.

De acordo com um artigo publicado no Obras24h.com, é importante sempre ter o projeto da obra, ou seja, a contratação de um arquiteto é essencial, mesmo que o orçamento esteja apertado. O profissional pode ajudar com especificações e dicas para economizar ainda mais na construção.

Estar informado e buscar sempre novas alternativas são caminhos importantes para se manter atualizado com todas as opções que circundam a obra. Procure também por mais de um orçamento, tanto na hora de comprar materiais quanto na contratação de serviços e mão de obra. Além de conseguir um planejamento melhor das finanças, diferentes orçamentos possibilitam a comparação de preços e marcas.

Ficar atento à imagem e reputação de empresas e pessoas que irão trabalhar na obra é fundamental. Isso evita serviços de baixa qualidade e a falta de cumprimento de prazos.

O acabamento é uma etapa que costuma causar muita preocupação. Manter o bom senso neste momento é necessário. Não escolha um serviço de acabamento por ele ter o menor preço, mas analise as melhores possibilidades, levando em consideração as características estéticas, orçamento disponível e credibilidade do serviço. Isto pode evitar dores de cabeça com manutenções futuras.

Caso tenha disponibilidade e tempo, participe das decisões juntamente com o arquiteto contratado. Estar mais próximo do andamento da obra pode possibilitar desperdícios e redução de gastos.

Outra dica interessante é realizar compras em conjunto. Se existem outras pessoas realizando obras próximas a sua, vale a pena entrar em contato e tentar comprar alguns materiais de construção em conjunto. Muitas lojas e fornecedores oferecem preços e condições de pagamentos especiais para compras em grande quantidade.

Procurar por materiais reutilizáveis também é válido. Algumas lojas de demolições dispõem de materiais que podem ser reutilizados e com preços interessantes.

Manter os materiais da construção sempre em lugar seguro é extremante necessário para evitar possíveis roubos. Além disso, o consumo consciente deles evita desperdícios e gastos com novas compras.