Dicas de como usar pendentes na decoração da sua casa

A iluminação traz vida ao ambiente. Isso não é novidade. Como obtê-la de forma precisa sem prejudicar a decoração?

Uma dica é investir nos pendentes. Com designs cada vez mais modernos, deixam o ambiente mais aconchegante, bonito, com o destaque e a iluminação necessária. 

Podem ser utilizadas no balcão da cozinha, na sala de jantar, no home office, no quarto e até no banheiro. 

Antes do investimnto, deve-se pensar na funcionalidade dele. Após, pense no objetivo que quer alcançar ao instalar um pendente. Atente-se para o clima que deseja causar no ambiente. Para uma iluminação mais ampla, aposte no pendente com refletor; para uma iluminação mais contínua, invista no pendente em trilhos. Se você deseja obter mais estética ao local, o ideal é o pendente com uma iluminação mais difusa, nesse caso o de cúpula. Pendente com soquete proporciona uma iluminação mais concentrada e o aramado uma iluminação mais à mostra. 

A altura ideal é variável. O conselho é acompanhar a instalação e ir ajustando conforme desejar. O importante é que fique, no mínimo, 20 cm do forro. 

A quantidade depende do local a ser instalado, do tamanho e da sensação que quer causar. Quanto mais pendentes, mais leveza ao ambiente. Atenção, apenas, para não poluir demais e o excesso de iluminação atrapalhar a visibilidade de quem estiver no ambiente. 

Outra observação importante é o tamanho do pendente. A escolha deve ocorrer conforme o local a ser instalado, o fluxo de pessoas e a iluminação desejada. O ideal é que não seja maior que o elemento em destaque e nem muito grande e baixo que possa causar acidentes, uma pessoa bater a cabeça nele, por exemplo.