Garagem residencial: 5 inspirações para deixar sua construção ainda mais elegante

Quando a construção ou reforma está em prática, a garagem residencial é um dos últimos pontos a serem pensados, afinal lá é o ambiente em que é deixada a bagunça e o último lugar onde entrará suas visitas. 

Apesar de tudo isso ser uma verdade, a garagem pode ter um toque mais moderno e ser até um ambiente de tranquilidade quando for preciso relaxar. Embora poucos entendam, as garagens têm grande potencial e podem ser muito mais do que o local onde seu carro é guardado e a bagunça armazenada. 

Aqui iremos te mostrar algumas inspirações para você que quer tornar esse lugar diferente daquilo que todo mundo já viu, e isso sem se tornar extravagante, mas sim, elegante. 

Quais os principais tipos de garagem residencial? 

1- Pré-moldada 

O tipo de garagem mais utilizado no Brasil é a pré-moldada, onde é feita com estruturas pré-montadas em aço. Ela possui a comodidade pois podem ser montadas em um espaço reduzido.  Elas são muito utilizadas em edifícios, shoppings e condomínios.

2. Garagem de madeira

Outro modelo que é usado aqui em território nacional, são as garagens com estrutura em madeira, que são elegantes e podem ser montadas na cidade e no campo, e permitem o uso de telhas de fibra ou metálicas, de acordo com o estilo desejado.

3. Garagem fechada

Outra referência são as garagens fechadas, que em geral utilizam portões automáticos ou grades para sua abertura, e normalmente é mais usada por quem mora em sobrados.

LEIA TAMBÉM: Dicas para melhor projetar a garagem da sua casa

Garagem residencial: Modelos para se inspirar

Garagens escondidas no chão

Já que iremos falar sobre inspiração, o que me diz de falar sobre algo moderno e que tem tomado cada vez mais lugar no mercado.

Isso mesmo, recentemente surgiram as garagens que se escondem no chão, com um  melhor aproveitamento do espaço interno do imóvel elas vem sendo uma opção para muitos. 

Elas são projetadas com um sistema de elevadores, que permite que o veículo seja movimentado com facilidade, diminuindo assim não só a ocupação de espaço mas também diminuindo a necessidade de manobras.

Subterrânea 

Para aqueles que precisam lidar com o declive do terreno, projetar um lar com garagem subterrânea, ou a um nível mais baixo, é uma tendência. O projeto além de ser mais econômico por dispensar o fato de deixar o terreno plano ainda dá charme especial ao lar.

Rústica 

Para quem gosta de um ar mais rústico, com projetos que remetem ao campo e que tem sua casa com projetos nesse sentido, a aposta em uma garagem residencial rústica pode ser uma boa. 

A fachada de tijolo a vista marca a rusticidade do projeto, usar de variados tipos de materiais como bambu, telhado assimétrico e etc, também podem compor o aspecto esperado. 

Com pergolado

Esta é uma boa opção para garantir cobertura da garagem, para que a claridade seja aproveitada ao máximo é possível utilizar materiais translúcidos para cobrá-la. Pode ser confeccionada em cimento, metais ou madeira.

De vidro 

As garagens de vidro são uma grande vantagem para quem curte a natureza, assim a integração entre o céu, o jardim e a garagem fica fluida.

Pontos a serem explorados 

Como já dito, a garagem pode ser muito mais do que apenas o lugar onde se guarda o seu carro.

Ao separar esse local e personaliza-lo da melhor forma possível, respeitando o seu estilo e suas necessidades, há a possibilidade de criar um espaço para você, com a implementação de armários para guardar as ferramentas, utilização das paredes para guardar a bicicleta e até mesmo um espaço para exercitar seus hobbies, como por exemplo, trabalhar com argilas, criar essências e etc.

Agora que você já buscou inspirações de modelos e diferenciais para aplicar em seu projeto, nos conte qual é seu estilo de garagem residencial? Fale conosco no contato@mouraleite.com.br ou visite nosso site e saiba mais sobre nossos loteamentos: www.mouraleite.com.br/loteamentos.