Os tipos de portas e janelas e suas características

Complementando as dicas anteriores, vamos falar de diferentes tipos de portas e janelas para te ajudar a que melhor se adéqua ao que você deseja para sua nova casa. Além da questão econômica e estética você tem que ter atenção especial para a questão segurança, item muito importante na hora de escolher portas e janelas.

São muitos modelos existentes no mercado, com diferentes tamanhos, acabamentos e tipos de abertura.

Tipos de materiais utilizados na confecção de portas e janelas:

Portas e janelas de ferro:

Este tipo de porta e janela é mais personalizável que o aço, visto que você pode encomendar um modelo a seu gosto e do tamanho que desejar. Porém, o custo pode ser mais alto. Há ainda portas e janelas de ferro que são vendidas em medidas padrões que podem custar um pouco menos.

Portas e janelas de madeira: 

Existem diversos modelos no mercado deste tipo de portas e janelas, entre as vantagens está a durabilidade deste tipo de material e a combinação com os demais itens da casa.

Portas e janelas de vidro: 

Este tipo de porta e janela suporta todos os tipos de esquadrias, sendo que são bonitas para o visual do ambiente e proporcionam luminosidade natural. Como há locais em que a segurança do imóvel deve ser maior, a utilização de portas e janelas de vidro pode não ser uma boa opção, já que deixa o local mais exposto.

Portas e janelas de PVC: 

Proporciona melhor qualidade e flexibilidade na criação de modelos exclusivos sendo de fácil manutenção. Porém, os custos são elevados e só pode ser comprada por encomenda, sendo que também não é possível pintá-la.

Portas e janelas de aço: 

Como o aço é totalmente resistente, não tem nem o que dizer quanto à durabilidade deste tipo de material, mas a sua fabricação possui medidas padronizadas, o que dificulta encontrá-la para todas as suas necessidades devido ao alto custo de personalização.

Tipos de portas e janelas

Pivotantes (de abrir) de uma ou duas folhas.

Essa porta gira em torno de um eixo vertical. Quando aberto, a porta pivotante também proporciona ganho de espaço, já que um trecho menor gira para o sentido contrário.

Balcão: 

Instalada geralmente em cômodos que dão acesso aos ambientes externos, como sacadas e varandas, a porta balcão é composta por três ou quatro folhas. Duas delas são abertas para o lado de fora e, as demais, para dentro.

De correr:

Se você deseja ganho de espaço em sua casa, uma ótima opção é adquirir a porta de correr, que é movida para o lado.

Sanfonada: 

Abre para o lado em formato de sanfona, como o nome sugere. O trilho instalado na parte superior é um dos responsáveis por esse tipo de abertura.

Bang Bang: 

Rústico e original, esse modelo possui duas folhas que são instaladas no meio do batente. Graças ao seu mecanismo de molas, a porta bang bang abre ao estilo “vai-e-vem”.

Basculantes

Esse modelo possui uma estrutura principal e uma segunda folha, que pode ser aberta individualmente. Assim, se houver a necessidade de maior ventilação no espaço, basta abrir essa folha, mantendo a estrutura maior fechada.

Camarão: 

O sistema de abertura dessa versão é ideal para quem deseja aproveitar melhor o espaço. Afinal, a porta camarão tem duas folhas, sendo que uma fica sobre a outra quando aberta.

Para saber qual o melhor modelo em relação ao tipo de abertura, você deve analisar o espaço do local e como fica melhor cada tipo de porta e janela para o seu conforto e também beleza do ambiente.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para a sua casa!

Aguarde que em breve traremos novas dicas!

Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.