Vantagens de morar no interior

É cada vez mais comum perceber a vontade de pessoas em morar em cidades do interior. Existem aquelas que saíram de suas cidades pequenas para estudar e trabalhar, mas depois de criar uma certa liberdade financeira, desejam viver com mais tranquilidade e qualidade de vida. Existem aquelas que sempre moraram em grandes centros urbanos e já se cansaram de toda a rotina agitada. E existem também aquelas que nunca saíram e não sairão das cidades mais pacatas e pequenas.

Dentre as vantagens que mais se destacam ao morar em cidades do interior, é a ausência ou quase inexistência de um trânsito caótico, aqueles que demandam horas para chegar ao trabalho, paciência e atenção redobrada. No interior a chance de isso acontecer é muito pequena, primeiro porque a distâncias entre os locais são menores e segundo porque o número de veículos circulando também é reduzido. Já imaginou ir para o trabalho, faculdade, escola, academia, de bicicleta? Ou até mesmo a pé?

Apesar de estarem mais afastadas dos grandes centros urbanos, muitas cidades do interior possuem boa infraestrutura de conectividade à internet. Isto possibilita o convívio à distância com parentes e amigos, e também o acesso aos mesmos conteúdos que poderiam ser acessados de qualquer parte do mundo, através das redes.

Pessoas que são mais apegadas à natureza também preferem a vida no interior. Muitas cidades pequenas possuem áreas verdes, cachoeiras, montanhas e rios, ou simplesmente permitem enxergar as estrelas do céu durante a noite, ambientes que dificilmente são encontrados em cidades grandes.

A sociabilidade também pode ser mais fácil, entre diversas opiniões, muitos afirmam que a população do interior é mais acolhedora, mais gentil e tem facilidade de se aproximar com todos.

A qualidade da educação no interior também muito destacada. A maioria dos Campi de universidades renomadas estão localizadas em cidades do interior. Como a Unesp de Botucatu, USP de Pirassununga e a UFSCAR em São Carlos, por exemplo. As escolas do ensino fundamental também se destacam. No interior é possível encontrar boas alternativas de cuidados infantis, desde as fases iniciais de vida de um bebê como berçários e escolinhas, bem como mão-de-obra mais em conta no caso de babás.

A questão financeira também é um ponto forte ao optar por morar numa cidade afastada da capital. Todas, ou quase todas as despesas são consideravelmente mais baixas. Costuma-se pagar um valor igual, ou até menor, por um imóvel maior no interior. Assim como valores de produtos no mercado, mensalidades escolares, academia e etc.

As cidades do interior se encontram em expansão e são cada mais vez desejadas por pessoas que deixam os grandes centros, especialmente em momentos como o atual, com os juros em queda. Portanto, adquirir um lote no interior representa uma oportunidade de investimento muito mais vantajosa do que a poupança, pois, a procura por este tipo de imóvel cresce e quem estiver posicionado poderá surfar a valorização provocada pela alta demanda e a baixa oferta.

Então, se você está buscando por todas essas vantagens, faça um planejamento, analise as possibilidades e desfrute de todas as maravilhas que as cidades do interior têm para oferecer. Afinal, é uma alternativa para redução de custos, melhor qualidade de vida para a família e ainda fazer um investimento seguro e potencialmente rentável.