Comprando um lote da Moura Leite você passou a morar em um loteamento planejado para o seu bem estar e que respeitou as normas relacionadas ao meio ambiente.

Agora, é importante que você e todos os moradores do seu loteamento deem continuidade a estes cuidados e uma das formas mais fáceis e que ainda pode render algum dinheiro para a manutenção do loteamento, é a coleta seletiva de resíduos sólidos.

É importante entender que a reciclagem de resíduos sólidos significa a reintrodução dos resíduos gerados por todos os setores da sociedade no ciclo de produção, colaborando para a redução do impacto ao meio ambiente.

Para estruturar a coleta seletiva, primeiro você deverá entender como ela funciona:

 

Classificação e Armazenamento dos resíduos

Classe 1:, para resíduos considerados perigosos (para o meio-ambiente e para o homem)

Classe 2: para resíduos não perigosos.

 

Tanto para a Classe 1 quanto para a Classe 2 é muito importante que o manuseio e acondicionamento sejam feitos de maneira a não contaminar o meio ambiente e os moradores ou trabalhadores que ficarem responsáveis pelo manuseio.

Com a coleta seletiva, a maioria dos materiais que seriam destinados ao lixo comum, agora serão reciclados na produção de novos materiais.

A separação dos resíduos recicláveis:

Os resíduos são divididos em 6 categorias, cada uma identificada por uma cor, para facilitar a separação e entendimento da população:

Papel, plástico, vidro e metal:

Devem ser limpos antes de separados e colocados nas respectivas lixeiras. A limpeza é muito importante para evitar a presença de insetos e roedores na região próxima aos coletores.

Pilhas e baterias:

Devem ser manuseadas com proteção,  devido aos seus componentes químicos. Quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.

Devido a seus componentes tóxicos, não devem ser usadas na compostagem de lixo orgânico, pois afetam a sua qualidade final.

Óleo de cozinha:

O descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera, além de provocar o entupimento de esgotos devido ao acúmulo nas paredes dos canos.

Alguns subprodutos do óleo de cozinha reciclado: biodiesel, massa de vidraceiro, ração animal, resinas para tintas, adesivos e outros produtos.

Eletrodomésticos: 

Eletrodomésticos e eletroportáteis podem conter substâncias que agridem o meio ambiente se descartados em lixo comum. Podem contaminar o solo e o lençol freático, principalmente as geladeiras mais antigas que contém o CFC, um gás tóxico usado no processo de refrigeração que ataca e destrói a camada de ozônio.

Lâmpadas fluorescentes: 

No Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano. Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metais pesados.

Como essas lâmpadas contêm pequenas quantidades de mercúrio, substância altamente tóxica., armazenado dentro da lâmpada, é fundamental que seu descarte seja controlado.

Onde fazer o descarte:

 Papel, plástico, vidro e metal:

Postos de coleta

Pilhas e baterias:

Estabelecimentos que as comercializam, rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias ou postos de coleta.

Óleo de cozinha:

Você pode encaminhar esse óleo de cozinha usado para reciclagem feita por associações e empresas, lembre-se de fazê-lo usando garrafas plásticas, conforme já foi dito, pois garrafas de vidro podem quebrar, derramar todo o conteúdo e causar acidentes. Além disso, espere o óleo esfriar.

Eletrodomésticos:

Para descartá-los, entre em contato com o fabricante e se informe se ele recebe o produto de volta.

Lâmpadas fluorescentes:

Devem ser embaladas em papel jornal ou serem colocadas dentro de caixas e descartadas apenas em pontos de coleta.

Empresas de reciclagem costumam pagar pelos resíduos sólidos descartados e como num loteamento o volume é bem grande, eles fazem até a retirada do material. Por isso, basta que os moradores se organizem e estruturem o descarte. Com a renda adquirida pela venda dos recicláveis vocês poderão pagar a manutenção de algum item do loteamento.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para a sua casa!

Aguarde que em breve enviaremos novas dicas!

Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.

Moura Leite Loteamentos