Antes de comprar um novo empreendimento é sempre bom verificar se ele possui internamente um espaço de lazer, certo? Mas você sabia que os especialistas recomendam considerar a importância da área pública em volta do empreendimento, tanto quanto a interna dos condomínios? Descubra no post abaixo, 5 opções de espaços públicos de lazer para pequenas cidades!

Após uma semana cansativa de trabalho e estudos, nada melhor do que buscar por espaços públicos de lazer para aproveitar, seja com os amigos, com a família ou até mesmo sozinho. 

Quem reside em cidades pequenas pode se deparar com uma certa dificuldade na hora de escolher pelo passeio do fim de semana. 

No entanto, apesar de não ter muitas opções como as cidades grandes, as cidades pequenas possuem mais áreas verdes dando uma vasta vantagem para aqueles que curtem estar entre a natureza. 

Confira neste artigo 5 exemplos de espaços públicos de lazer em cidades pequenas e saiba como aproveitar cada um deles.

Quais as características de um espaço público de lazer?

Antes de falarmos sobre os espaços que podem ser utilizados para lazer e o que fazer neles, vamos entender melhor o que caracteriza um espaço público de lazer. 

Resumidamente, espaço público é qualquer área de domínio do Estado que seja livre para o uso da população em geral. É uma área criada para a circulação e interação das pessoas com a cidade. 

Não necessariamente é um local aberto, como praças, mas podem ser fechados também como bibliotecas e museus. 

Segundo o conceito The Power of 10 (O Poder do 10), um bom espaço público precisa apresentar pelo menos dez possibilidades diferentes de coisas que as pessoas possam fazer nele – dez motivos para estar lá.

Para que um espaço público de lazer seja considerado de qualidade, além de ter no mínimo 10 possibilidades de uso, ele precisa ter tais requisitos: 

  • Iluminação urbana;
  • Áreas verdes;
  • Via urbanas amigáveis para pedestres;
  • Participação social.

O local deve ter pelo menos um desses atributos para que cumpra os requisitos de espaço público de lazer de qualidade. 

A seguir, veremos alguns espaços que cumprem com esses atributos e que são atrativos para o público.

5 exemplos de espaços públicos de lazer em pequenas cidades

A presença de espaços públicos de lazer  nas cidades contribui para a melhora na saúde física e mental da população. Com isso, daremos 5 exemplos de locais que podem ser visitados de forma gratuita e que oferecem um passeio agradável e de qualidade. 

Praças públicas

Com o calor voltando, esse passeio vira uma rotina na vida de muitas pessoas. Afinal, quem nunca foi a uma praça no final de tarde para jogar bola ou andar de bicicleta? 

Conheça o Reserva Central Parque, novo empreendimento da Moura Leite em Avaré-SP

As praças públicas são espaços abertos e livres de edificações e que propiciam convivência e/ou recreação para seus usuários.

As funcionalidades das praças públicas são muitas. Elas podem ser utilizadas para caminhar, contemplar a natureza, conversar com os moradores, levar os filhos para brincar no playground, praticar esportes e, ainda, ser palco de eventos culturais que incentivem cada vez mais a qualidade de vida, a felicidade dos moradores e a redução dos níveis de violência.

Museus são considerados bons espaços públicos de lazer

Um museu é uma instituição ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educação e a fruição.

Há vários tipos de exposições nos museus, como quadros, esculturas, objetos históricos que contam a história local, entre outros. 

Por conta da pluralidade de culturas, muitos pensam que museus públicos são "luxo" de cidade grande, se você pensa assim, podemos te dizer que não são. As cidades pequenas também possuem esse tipo de espaço público. Um exemplo é o Museu do Café em Santos. 

Bibliotecas 

Outro espaço que tem como objetivo cuidar da saúde mental e do conhecimento da sociedade, são as bibliotecas.

Há algumas bibliotecas públicas pelas cidades, normalmente localizadas próximo às escolas. Esses espaços podem ser visitados por qualquer pessoa e para a retirada de livros do local é feito um cadastro para a devolutiva. 

O espaço é um ótimo lugar para ter ideias criativas e se inspirar para um novo dia.

Centro culturais 

Um centro cultural é um espaço destinado à apresentação de manifestações culturais das mais diversas modalidades. 

Nestes centros é possível conhecer mais da cultura da cidade. Com entrada gratuita, é preciso ver a programação do centro para que você consiga visitar e assistir e/ou participar das manifestações que estão sendo feitas no local. 

Parque Linear são bons espaços públicos de lazer

O parque linear, também conhecido como “corredor verde”, se trata de um tipo de parque cujo comprimento é maior que a largura, formando uma “linha” de área verde na paisagem urbana. 

Normalmente, o parque linear é construído paralelamente a cursos d’água, como rios, lagos e córregos, respeitando seus trajetos.

LEIA TAMBÉM: Moura Leite Loteamentos planeja nova área de lazer para Avaré-SP

Nele é possível fazer piqueniques, caminhar, andar de bicicletas, skate, patins, além de aproveitar bastante o contato com a natureza e apreciar a paisagem. 

Vantagens de frequentar espaços públicos de lazer 

Como já dito acima, os espaços públicos de lazer ajudam na melhora da saúde mental e física da população. Mas não é limitado a isso. Há outras vantagens como: 

  • Promove o convívio entre os diferentes grupos que compõem o espaço urbano;
  • Ajuda a criar a identidade da cidade;
  • Facilita mobilizações políticas e sociais;
  • Oferece segurança para todos que circulam pela cidade;
  • Proporciona atividades de lazer gratuitamente.

Com isso, podemos concluir que há muitas vantagens em frequentar os espaços públicos de lazer. 

Agora que você já conhece quais são os espaços públicos de lazer e o que pode ser feito neles, aproveite você e sua família em cada cantinho e não esqueça de diversificar!

Confira outros artigos sobre moradia e decoração no nosso blog: www.mouraleite.com.br/blog. Temos certeza de que você vai encontrar dicas úteis para organizar a sua casa!